O que é a anorexia nervosa?
Retratado muitas vezes em filmes, novelas e seriado a anorexia é mais uma doença que revela o cotidiano difícil de algumas famílias.
A Anorexia Nervosa manifesta-se geralmente nas mulheres. Mesmo magra, acredita estar gorda. Quem sofre desse transtorno passa a ter uma obsessão por emagrecer e acaba se privando de determinados alimentos. A pessoa deixa de se alimentar e passa a praticar exercícios físicos em excesso. Assim, acaba emagrecendo muito e ficando abaixo do que é estabelecido como normal nas taxas de IMC (Índice de Massa Corporal). A CID-10 (Classificação Internacional de Doenças) identifica como pessoa com anorexia, aquela que apresenta um IMC igual ou inferior a 17,5 kg/m 2.
SINTOMAS E POSSÍVEIS CAUSAS
Muitas vezes, a anorexia – ou outros distúrbios alimentares – surge quando se passa por momentos conturbados, como separação, perda de emprego, perda de um parente, mudança de cidade. Isso não quer dizer que sejam a causa da anorexia, mas, sim, que são facilitadores do aparecimento do transtorno.
No início, os sintomas são pouco perceptíveis, pois o anoréxico finge estar se alimentando e chega a usar roupas largas. Qualquer ganho de peso apavora e gera angústia. Assim como a anorexia, a bulimia também é um transtorno que leva à obsessão pela magreza. Porém, nesses casos, ela provoca refluxos. O anoréxico se recusa a comer, mas não porfalta de apetite.
Já quem é acometido pela bulimia come, mas procura “se livrar” da comida, vomitando ou tomando laxantes e diuréticos como uma forma de punição por não conseguirficar sem comer. Quando o distúrbio atinge um estágio mais avançado, a pessoa, mesmo estando muito abaixo do peso normal, com os ossos à mostra, ainda se acha gorda e quer emagrecer mais. Este tipo de transtorno costuma estar ligado à depressão e também provoca reações no organismo e nas funções fisiológicas, como interrupção do ciclo menstrual.
CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS
A. Restrição da ingesta calórica em relação às necessidades, levando a um peso corporal significativamente baixo no contexto de idade, gênero, trajetória do desenvolvimento e saúde física. Peso significativamente baixo é definido como um peso inferior ao peso mínimo normal ou, no caso de crianças e adolescentes, menor do que o minimamente esperado.
B. Medo intenso de ganhar peso ou de engordar, ou comportamento persistente que interfere no ganho de peso, mesmo estando com peso significativamente baixo.
C. Perturbação no modo como o próprio peso ou a forma corporal são vivenciados, influência indevida do peso ou da forma corporal na autoavaliação ou ausência persistente de reconhecimento da gravidade do baixo peso corporal atual.
A maioria dos indivíduos com anorexia nervosa do tipo compulsão alimentar purgativa que se envolvem em comportamentos periódicos de hiperfagia também purga por meio de vômitos auto induzidos ou faz uso indevido de laxantes, diuréticos ou enemas. Alguns indivíduos com esse subtipo de anorexia nervosa não apresentam episódios de hiperfagia, mas purgam regularmente depois do consumo de pequenas quantidades de alimento.
A anorexia nervosa tem três características essenciais: restrição persistente da ingesta calórica; medo intenso de ganhar peso ou de engordar ou comportamento persistente que interfere no ganho de peso; e perturbação na percepção do próprio peso ou da própria forma.
O indivíduo mantém um peso corporal abaixo daquele minimamente normal para idade, gênero, trajetória do desenvolvimento e saúde física. Indivíduos com esse transtorno exibem geralmente medo intenso de ganhar peso ou de engordar. Esse medo intenso de engordar não costuma ser aliviado pela perda de peso. Na verdade, a preocupação acerca do peso pode aumentar até mesmo se o peso diminuir. Indivíduos mais jovens com anorexia nervosa, bem como alguns adultos, podem não reconhecer ou perceber medo de ganhar peso.
A vivência e a significância do peso e da forma corporal são distorcidas nesses indivíduos. Algumas pessoas sentem-se completamente acima do peso. Outras percebem que estão magras, mas ainda assim se preocupam com determinadas partes do corpo, em particular que o abdome, os glúteos e o quadril estão “gordos demais”. Elas podem empregar uma variedade de técnicas para avaliar o tamanho ou o peso de seus corpos, incluindo pesagens frequentes, medição obsessiva de partes do corpo e uso persistente de um espelho para checar áreas percebidas de “gordura”.
A estima de indivíduos com anorexia nervosa é altamente dependente de suas percepções da forma e do peso corporal. A perda de peso é, com frequência, vista como uma conquista marcante e um sinal de autodisciplina extraordinária, enquanto o ganho ponderal é percebido como falha de autocontrole inaceitável.
Embora alguns indivíduos com esse transtorno talvez reconheçam que estão magros, frequentemente não assumem as graves implicações médicas de seu estado de desnutrição.
Geralmente, o indivíduo é levado à atenção profissional porfamiliares depois de perda de peso marcante (ou insucesso em obter o ganho de peso esperado) ter ocorrido. Se buscam ajuda por si mesmos, costuma ser devido à angústia causada por sequelas somáticas e psicológicas da inanição. É raro uma pessoa com anorexia nervosa queixar-se da perda de peso por si só.
Na verdade, indivíduos com anorexia nervosa com frequência carecem de insight ou negam o problema. É, portanto, importante obter informações de familiares ou de outras fontes para avaliar a história da perda de peso e outros aspectos da doença
Causas interpessoais das disfunções sexuais
Em todas as culturas e em todas as fases de sua evolução, o ser humano tem sempre apresentado alguma forma de casamento e de organização familiar. Qualquer...
A resposta sexual humana
O objetivo da resposta sexual humana é preparar os corpos para o ato sexual, para isso são mobilizados diversos processos fisiológicos, reagentes a...
Quais são os transtornos do neurodesenvolvimento?
Os transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de condições com início no período do desenvolvimento, e tipicamente se manifestam cedo no...
Entre em Contato
(21) 3170 - 4414
(21) 99375 - 8666
contato@cenpsrj.com.br
Edifício 7 de Setembro, R. Sete de Setembro, 98 - Salas 208-209 - Centro, RJ
Links IMportantes
Fonoterapia Online
Psicoterapia de Casal Online
Oportunidade Profissional
Fale Conosco